Reunião do Executivo Camarário - Acta Nº 15

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Reunião do Executivo Camarário - Acta Nº 15

Mensagem  pm em Qua 3 Out - 7:08

Esta é a transcrição de algumas passagens da Acta nº 15, de 27.08.2007, referente ao Período Antes da Ordem do Dia:

2 – A Vereadora, Senhora Ana Cláudia Cohen Gonzaga Borges Caseiro Inácio Coelho apresentou as seguintes questões:
_2.1 – Rede de Esgotos no Concelho, quer saber qual o ponto da situação.
_2.2 – Rio Alviela.

__ 2.2.1 – Disse que leu no jornal “O Mirante” um comunicado assinado pelo Vice-Presidente sobre a interdição da Praia Fluvial dos Olhos de Água, e perguntou o que se passa.
__ 2.2.2 – Relativamente ao Festival do Alviela perguntou se o Concelho de Alcanena se auto-excluiu desta iniciativa. (....)

3 – A Vereadora, Senhora Fernanda Maria Pereira Asseiceira apresentou as seguintes questões:
_ 3.1 – Relativamente aos Olhos de Água, qual o ponto da situação, pois em Agosto o Parque de Campismo estava fechado, numa altura de maior utilização.
__ Disse, ainda, que o Parque se encontra degradado.
__ Na Praia Fluvial estavam acampadas pessoas.
__ A Autarquia deve envidar esforços para que aqueles espaços não se degradem.
__ Perguntou se a água da Praia está própria ou imprópria.
_ 3.2 – A Estrada Malhou – Chã-de-Cima – Carvalheiro, está degradada, perigosa e não viu sinalização, relativamente às estradas do Concelho parece-lhe a situação mais gravosa e que merece cuidados urgentes.
_ 3.3 – Sobre os Fogos quer saber o ponto da situação, embora nos últimos três anos o Concelho tenhamelhorado a esse nível.
_ 3.4 – Sobre as obras no Jardim que fica por cima do Parque Subterrâneo, ao lado do Edifício dos Paços do Município, perguntou o que se vai fazer, e que o terreno que pega com o Parque está a necessitar de limpeza e pensa que se devia sensibilizar o dono para que o fizesse.
_ 3.5 – Sobre as bermas das estradas, em geral estãoem mau estado, mas referiu concretamente a Estrada para a Escola do Primeiro Ciclo de Alcanena, que necessita de limpeza, pois tem muitas ervas e aproxima-se o início do novo anolectivo.

4 – O Vereador Senhor António Menezes apresentou as seguintes questões:
_ 4.1 – Em que situação se encontram as obras do Cine-Teatro, pois parece-lhe que estão a recomeçar, e qual a previsão para a conclusão das obras.
_ 4.2 – Sobre a Sede do Centro Cultural de Minde, em termos de Projecto se já existem novidades nesta área.


5 – Respostas do Excelentíssimo Senhor Presidente:
_ 5.1 – Relativamente aos incêndios,
embora no Concelho tenham diminuído, tem havido alguns focos de maior intensidade no distrito, o primeiro foi na região de Mação, Sardoal e Abrantes, o segundo começou no Concelho da Batalha e chegou ao Concelho de Alcanena.
_ O fogo deveu-se principalmente à falta de limpeza das áreas florestais e foi agravado pelo vento. (...)

_ 5.2 – Relativamente ao Alviela, referiu que é um processo complexo, talvez seja mais uma burocracia.
_ As análises são feitas periodicamente, a maioria das vezes os resultados são bons ou satisfatórios e algumas vezes dá resultados maus.
_ A situação da interdição deveu-se a uma análise má em Maio, depois das chuvas, e a água ficou inquinada, até a água do consumo doméstico ficou inquinada.
_ Entre Maio e Outubro as análises são feitas com recolhas às segundas-feiras, pelo INAG – Instituto da Água.
_ O mesmo INAG – Instituto da Água, não faz atempadamente as actualizações dos resultados, no seu site.
_ A interdição da praia tinha sido levantada a três de Agosto e no dia oito apareceu a notícia nas televisões de que a Praia Fluvial do Alviela estar interdita.
(...)
_ 5.3 – Relativamente ao Parque de Campismo disse que
teve que ser encerrado, pois estava ocupado com pessoas de etnia cigana que utilizam os equipamentos do parque de forma desregrada, referindo, que chegou a acontecer irem Senhoras aos balneários dos homens o que criava situações embaraçosas.
_ Havia, inclusivé, grupos a acampar na Praia.
_ 5.4 – Sobre o Festival do Alviela, disse que era uma tentativa da Câmara de Santarém para criar condições para atrair pessoas àquele espaço.
_ Que o Presidente da Câmara de Santarém, nunca falou com ele sobre qualquer participação no evento e entendeu que não devia colar-se à ideia e não seria ele a falar sobre esse assunto com a Câmara de Santarém.
_ Nas questões do Rio Alviela a Câmara de Alcanena está preocupada e até a AUSTRA – Associação dos Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, está a fazer um estudo em parceria com uma empresa italiana para tentar a reconversão da ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais do Concelho de Alcanena.
_ As águas da ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais que vão para o rio não são poluidoras, embora tenham uma cor escura e o problema mais preocupante tem a ver com o caudal do Rio, pois nesta altura a EPAL – Empresa Pública de Águas Livres, tem necessidade de mais água e o caudal do rio não tem força, nem volume, para diluir as
águas da ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais,
provocando uma cor escura na água, que no entanto não é poluente.
_ O Governo tem conhecimento de todas estas preocupações.
(...)
_ 5.5 – Relativamente ao mau estado da Estrada da Chã-de-Cima, o mesmo já se arrasta há muito tempo, a Câmara já lá gastou muito dinheiro, o problema é uma linha de água que cria passa na barreira e provoca derrocadas.
_ Existe a possibilidade de manilhar aquela linha de água para a retirar da barreira e evitar os deslizamentos da mesma, é uma situação que se está a equacionar.
_ 5.6 – O Jardim por Cima do Parque de Estacionamento Subterrâneo, tem uma intervenção para retirar a relva e substituí-la por cubos de granito, para evitar infiltrações no Parque.
_ Como houve um intervalo para férias e a obra parou,
vai recomeçar em breve.
_ O terreno ao lado do Parque é da firma Pastilha e tem servido de estaleiro de obras daquela empresa.
_ 5.7 – Sobre o Cine-Teatro, a obra está a andar, está a tentar dar-se um toque de “Alcanena” ao edifício, procurando que os industriais do Concelho dêem as peles, para forrar as cadeiras.
_ No entanto, ainda, não há data prevista para a conclusão da obra.
_ 5.8 – Sobre o Centro Cultural de Minde, a Arquitecta tem estado ocupada com trabalhos relativos ao seu curso e agora é que vai iniciar os trabalhos no Projecto do Centro Cultural.
_ Pensa que será um Projecto a integrar o próximo QREN – Quadro Referência Estratégica Nacional.

Não havendo outros assuntos de interesse geral paraa Autarquia a tratar no período “Antes da Ordem do Dia”, pelas quinze horas e cinquenta minutos, deu-se início à apreciação dos assuntos incluídos na Ordem do Dia.
avatar
pm

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum