Forum de Minde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espeleo-Mergulho no Alviela

Ir para baixo

Espeleo-Mergulho no Alviela Empty Espeleo-Mergulho no Alviela

Mensagem  pm Ter 9 Out - 20:20

Com o apoio logístico do Núcleo de Espeleologia de Minde, e dando continuidade às explorações de anos anteriores, decorreu em finais de Agosto uma campanha de Espeleo-Mergulho na nascente do Alviela, onde foi ultrapassado o recorde de profundidade de mergulho em gruta em Portugal.
No Jornal de Minde, o João Henriques noticiou:

Pretendeu-se melhorar a topografia existente (mapa da gruta) e continuar a exploração nas galerias mais profundas. A par deste objectivos pretendia-se ultrapassar a profundidade de -125 metros atingida na ultima grande exploração (a profundidade de uma gruta é medida tendo como ponto de cota zero a entrada da mesma).
Esta expedição foi organizada pela Secção de Mergulho da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) e teve o apoio logístico da Delegação de Minde da SPE. Também o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a EPAL apoiaram esta iniciativa.
Contou-se com a presença dos mergulhadores estrangeiros, convidados pela SPE, Jérome Meynié e Francis Lavaud de França e de Martin Burgi de Espanha.

Espeleo-Mergulho no Alviela Espeleologia_1

A coordenação técnica por parte da SPE coube aos mergulhadores Piotr Gajek e Filipe Worsdell e a coordenação científica a José António Crispim. A actividade contou ainda com sócios mergulhadores da SPE João Moteiro Henriques (de Minde), Pedro Martins e Ricardo Constantino. Como já referido, a Delegação de Minde da SPE prestou apoio logístico através dos sócios João Gonçalves Henriques e Luís Miguel Lopes.

Durante os mergulhos foram efectuadas recolhas para identificação biospeleológica destinadas ao trabalho de mestrado de Sofia Reboleira (Universidade de Aveiro) e colheitas de água para análise no âmbito do projecto WATERMIND (POCI/CTE-GEX/59086/2004) (Universidade de Lisboa).
Durante a exploração foi descoberta e explorada uma nova galeria à profundidade de -46 metros.
No dia 30 de Agosto foi efectuado uma tentativa bem sucedida, por Jérome Meynié, de continuar a exploração da galeria principal, tendo inclusivamente batido o recorde de profundidade de mergulho em gruta em Portugal, que se situava em -125, também no Alviela, e que passou para -130 metros.

Está prevista que a exploração dos Olhos de Água do Alviela continue no início do próximo mês de Outubro.
Mais informação desta campanha podem ser consultadas na página de internet da SPE em:
www.spe.pt
João Gonçalves Henriques - Presidente da Delegação de Minde da SPE
In Jornal de Minde
pm
pm

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos