Forum de Minde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vem aí uma chuva de museus

Ir para baixo

Vem aí uma chuva de museus Empty Vem aí uma chuva de museus

Mensagem  pm Sáb 13 Out - 4:15

Vem aí uma chuva de museus Museu_anoitecer

Abnegado Serafim das Neves
Deus nos proteja que vem aí uma chuva de museus. Esta informação não tem a ver com meteorologia mas podia integrar um boletim meteorológico relativo a fundos comunitários. Depois das inundações de rotundas o anticiclone dos Açores vai trazer dinheiro fresco europeu para a museologia. E já está toda a gente de chapéu na mão para apanhar uns aéreos. Ouvi um feirante chamar assim aos euros e adoptei a designação. O dinheiro voa, explicou-me ele. E se voa é aéreo. O povo sabe muito, acredita.

A Câmara de Alcanena manda-se logo a dois museus. O da pele e dos curtumes e o das aguarelas Roque Gameiro. Faz muito bem aquela autarquia. E só peca por defeito. A pedir que seja de cogulo, como diziam os antigos. A de Abrantes tem horizontes mais largos. Quer um Museu Ibérico de Arqueologia e Arte. Um A&A, por assim dizer. O Saramago, ibérico como é, deve ser o padrinho. Mas há mais projectos por aí a rebentar. E outros que contam apanhar o comboio em andamento. O comboio dos museus, pois claro. A todo o vapor, como calculas.

Enquanto as massarocas não chegam anda tudo museologicamente animado. Vila Franca de Xira inaugura o Museu do Neo-Realismo. No Entroncamento andam a batucar no Museu Ferroviário. Em Santarém o Presidente já tinha anunciado a Fundação das Pedra e convém não esquecer o Museu da Cavalaria. Pelas minhas contas Portugal vai ser o País da União Europeia com mais Museus por metro quadrado. Aqui na nossa região já há um Museu por cada dois habitantes. O objectivo é atingir o recorde das rotundas e das extensões de saúde. Há duas por cada cidadão num cálculo feito a olhómetro.

A União Europeia veio dar um outro sabor à proverbial dependência nacional. Antes não tínhamos um tostão. Agora temos patacão com fartura mas não o podemos gastar onde queremos. Temos que o gastar onde nos mandam. Alguém se lembraria de requalificar o fontanário da aldeia quando a aldeia nem fontanário tem e o que faz falta é um centro de dia para os velhotes? Claro que não, mas agora com os fundos comunitários é assim. Os velhotes continuam a passar os dias no banco das pichas murchas porque não veio dinheiro para o centro de dia, mas pelo menos já podem passar tardes a falar do fontanário novo. E quem diz fontanário diz Museu.

Um dia destes vi uma reportagem O MIRANTE TV sobre um marmelo que colecciona calendários de mulheres nuas. Espero que se candidate a fundos do para um museu. De certeza que a candidatura vai ser aprovada por aclamação. O Presidente da Câmara da Chamusca já deve estar arrependido de ter andado a leiloar os trastes velhos do município. Aquilo tudo junto dava o Museu Nacional da Tralha.

Não há ninguém que não tenha uma ideia para um museu. Bruxelas vai soçobrar com tanta candidatura. O Museu dos papelinhos das pastilhas elásticas, o Museu do preservativo usado, o Museu da peúga encardida, o Museu do caroço de azeitona, o Museu da gravata de casamento… os tecnocratas de Bruxelas nem sabem onde se estão a meter, coitados. Eles já deviam saber que quando toca a captar fundos comunitários nós vamos a todos. Nem que sejam fundos para a construção de iglus para esquimós. Venham eles que os esquimós logo se arranjam. E mais nada!!!

Um bacalhau museológico do
Manuel Serra d’Aire

Publicado na secção E-mails do Outro Mundo
in "O Mirante"
pm
pm

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos