Forum de Minde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mistério da Casa Amarela

Ir para baixo

amarela - O Mistério da Casa Amarela Empty O Mistério da Casa Amarela

Mensagem  Admin Qua 9 Jan - 6:00

amarela - O Mistério da Casa Amarela Casa_amarela_local

Tem-se revelado um verdadeiro mistério esta história da "Casa Amarela" de Minde, que alguns sites e enciclopédias têm publicado como sendo um dos patrimónios edificados na nossa terra.

Uns têm dito que é a Casa do Sr. Manuel Carmona na Praça, outros apostam que é a casa onde morava a Sra. Adélia, mâe do Sr. José Capaz, na Rua Dr. Totta. Tavez, mas...
Parece-me que não é uma nem outra. Tal como as antigas escolas, que foram demolidas recentemente, desta Casa Amarela só existem vestígios. Somos especialistas nisto das demolições.

O Site da ANAFRE refere:
"A Casa Amarela de 1924 é um edifício neogótico, com varandas em ferro forjado, painel de azulejos de Dalia Pena descreve a Feira de Sant’Ana, o forro de azulejos é de Rafael Bordalo Pinheiro."

A referência á Dália Pena é uma pista nova. Alguém em Minde me indicou (e eu fui ver) que este painel é o que está no muro da entrada de uma antiga casa amarela que existia naquele local, e que agora está devoluto.
O Painel de azulejos está lá no muro (que tem um portão em ferro), foi pintado pela Dália Pena, retrata St. António, mas metade já caíu.
Fica na subida da Travessa da Freira, entra a casa do Quinolo e da filha do Sr. Henrique Luís.

Terá sido ali a tal CASA AMARELA ?

NOTA: Pelo menos, o painel de azulejos merecia ser aproveitado e retirado daquelas condições de degradação em que está. Assim vai acabar por cair todo!





DÁLIA PENA RESPONDEU :
Após ter tido conhecimento através do Hermino, do mistério da Casa Amarela, cheguei à conclusão de que existem nas informações dadas no site da ANAFRE vários equívocos e misturas de informações.
Na minha opinião, tudo se resume à existência de 2 painéis de azulejo na mesma Rua Ladeira da Freira:
- um de S.João e não de Sto.António, tal como ontem foste investigar com o Herminio, que fica no Quintal de S.João, propriedade pertencente à D.Quitéria do Sr.Prudêncio dos Santos Patita, sogros do Carlos Pimenta,sendo um painel em degradação; o que realmente é lastimável.
- Sendo o outro painel que retrata a Feira da Santana, também na Ladeira da Freira, da minha autoria e colocado na minha própria casa, o único painel de azulejo alusívo à Feira da Santana existente em Minde.
A dúvida surge no ano em que o site refere a data da construção da casa sendo de 1924 e o estilo neogótico.
Relativamente a 1924 será talvez o ano a que eles pressupoem ter sido a altura em que foi retratado o motivo do painel; o neogótico não faço qualquer ideia uma vez que a casa terá sido construída no séc. XVIII e sendo restaurada no séc.XX
Qualquer dúvida estou sempre disponível
daliapena@hotmail.com

Bom Ano
DÁLIA PENA




Esclarecido o Mistério

Quem sabe, sabe!! E o Sr. Agostinho Nogueira veio dar uma achega muito grande para esclarecer este mistério da "Casa Amarela".
Muito Obrigado, Sr. Agostinho !!!


"Casa Amarela
Tenho acompanhado os textos e comentários acerca da Casa Amarela.
A Anafre é uma organização bastante nova. Data de final dos anos 80, e o executivo da Junta do Carlos Fontes Carvalho ainda participou em algumas reuniões que lhe deram origem. Mas essa é outra história, aliás já referida em Jornal de Minde.
Naturalmente que há informações no site da Anafre e noutros sites que não são tão seguras como à partida seria para desejar. A falta de rigor é infelizmente uma constante em muitos textos que podem ler-se na Internet.

amarela - O Mistério da Casa Amarela Casa_am_1

Vamos ao que interessa.
O texto referente ao património de Minde que está no site da Anafre foi transcrito (mal) do livro “Concelho de Alcanena Passado Presente e Futuro” editado pela Câmara Municipal de Alcanena em 1989, na celebração dos 75 anos do concelho. O capítulo onde se pode encontrar a citação intitula-se DEFESA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO e é da autoria de Dr. José Pedro Aboim Borges, investigador do Museu Nacional do Azulejo.

Diz textualmente:
“Dos diversos edifícios de Minde destacaremos alguns, quer pela sua arquitectura, quer pela decoração. A Casa Amarela, de 1924, a casa contígua a esta, neo-gótica, as diversas varandas com ferro forjado, o painel de Dália Pena, de azulejo, descrevendo a Feira da Santana, o forro de azulejo de Rafael Bordallo Pinheiro numa casa próxima do Museu Roque Gameiro, inaugurado em 1970, mas fechado de momento”

O texto aparece depois de se falar da igreja, das capelas, da Casa Açores e do coreto e seus azulejos, e, a seguir, fala-se do Covão do Coelho.
Tudo indica que o autor do trabalho visitou Minde, e não tenho grandes dúvidas de que na visita foi acompanhado por Vicente Batalha, nessa época o responsável pela cultura da Câmara, e o único que até agora deixou marcas da sua passagem nesse sector.
Se compararmos o texto do livro com o que vem no site da Anafre, damos logo pelos erros de transcrição que dão origem às dúvidas que se levantaram.

amarela - O Mistério da Casa Amarela Casa_am_2

A casa amarela (afinal duas, geminadas) situam-se na R. Dr. Totta, uma delas da esposa de António Alves e a outra, recentemente recuperada, dos sogros do Sr. José Capaz, a seguir a casa neo-gótica (pela fachada em pedra, pelo arco ogival no rés do chão, pelas janelas e pela varanda) era a adega de Manuel da Silva Santos, sogro de José Capaz, e o terreno era herança de Roque Gameiro que o vendeu ao primo, conforme já se relatou em Jornal de Minde, e pode ser verdade o que dizem os herdeiros que o projecto tem traços de Roque Gameiro. Há por aí diversos gradeamentos antigos de ferro forjado, nomeadamente nesta casa, o painel de azulejos de Dália Pena não se diz onde está implantado e o forro de azulejos de Rafael Bordalo Pinheiro é, como se sabe, o da casa do Sr. Manuel Almeida Ferreira Sana na Praça Alberto Guedes.
Com cumprimentos, espero que a achega seja uma contribuição válida. "

A. Nogueira , 08 Janeiro, 2008
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 26
Data de inscrição : 27/09/2007

https://minde.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos