Forum de Minde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Califórnia em Chamas

Ir para baixo

Califórnia em Chamas Empty Califórnia em Chamas

Mensagem  Admin Qua 24 Out - 3:52

Os incêndios que atingem a Califórnia já deixaram meio milhão de evacuados e mais de mil casas destruídas, obrigando o presidente americano, George W. Bush, a decretar o estado de emergência na região.

Nesta terça-feira, pelo menos 14 focos seguiam devastando o sul da Califórnia, do norte de Los Angeles até San Diego, por onde o fogo chegou ao território mexicano.

Até o momento, uma pessoa morreu e mais de 20 ficaram feridas em conseqüência dos incêndios, que começaram no domingo e se alastram rapidamente devido ao clima seco e aos fortes ventos, destruindo mais de mil residências.

Bush liberou uma ajuda federal e anunciou que na quinta-feira visitará a Califórnia para ver a situação de perto.

A porta-voz da Casa Branca Dana Perino disse que o presidente está em contacto com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, para se manter informado sobre a situação.

"Tem uma linha aberta de comunicação e, se precisar, é só me falar", disse Bush a Schwarzenegger, que no momento "dispõe do necessário", revelou a porta-voz.

Pelo menos 513.000 pessoas do condado de San Diego receberam ordens para abandonar a região, onde suas casas estão ameaçadas pelas chamas, informou uma autoridade local.

A zona de San Diego é a mais afetada e milhares de pessoas foram levadas nesta terça-feira para o estádio Qualcomm. Idosos e jovens, pobres e ricos, mais de 20.000 pessoas já estão no interior do estádio, casa da popular equipe de futebol americano San Diego Chargers American.

A Cruz Vermelha americana está recebendo doações diversas, como roupas de cama, colchões, lanternas, pilhas, sacos de dormir, produtos higiênicos, garrafas d'água e dinheiro.

Funcionários da prefeitura de San Diego pediram que não se enviem mais doações ao estádio, já que não há mais lugar para armazenar tantas contribuições.

Fortes rajadas de vento e temperaturas particularmente altas para a época têm atiçado as chamas, que já devoraram 1.355 km2 e continuam desafiando a capacidade dos bombeiros.

Alguns focos são tão amplos que podem ser vistos do espaço e a fumaça se confunde com as nuvens nos satélites meteorológicos.

Milhares de bombeiros, apoiados por militares, combatem as chamas com a ajuda de 90 helicópteros e aviões, entre eles um DC-10 modificado.

Quatro aviões C-130 da Guarda Nacional, equipados para lançar produtos químicos e retardar o avanço das chamas, seguiram na véspera do Colorado e da Carolina do Norte para a base de Point Magu, na Califórnia.

Um dos focos destruiu 160 residências na zona montanhosa de San Bernardino, a leste de Los Angeles, onde mansões ao longo das encostas estão a ponto de ser destruídas pelas chamas, como ocorreu em Running Springs.

"Os incêndios que estão varrendo o sul da Califórnia são a tormenta perfeita", disse o supervisor do condado de Los Angeles Zev Yaroslavsky.

"O departamento dos bombeiros e as forças de segurança estão sobrecarregados e os focos continuam surgindo. Os ventos são erráticos e imprevisíveis. Não é possível dizer para onde as chamas vão e quando".

O chefe dos bombeiros de Los Angeles, Michael Freeman, disse que espera a ajuda dos bombeiros do norte da Califórnia e dos estados de Arizona e Nevada.
[size=9]in "Último Segundo"[/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 26
Data de inscrição : 27/09/2007

https://minde.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos