Forum de Minde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paracópios pelo engenho!

2 participantes

Ir para baixo

Paracópios pelo engenho! Empty Paracópios pelo engenho!

Mensagem  Vera Ferreira Ter 13 Nov - 15:37

Caros charales, carranchanos e covanos,

cópios planetas a todos os que são António Forno pelo Ninhou e pela sua piação. Muitos paracópios por este engenho que permite piar a modeia e sobre a piação através da tece-tece. Já fazia muita ardença uma baiuca como esta. VAMOS JORDA-LA para não deixar a piação encolher os mirantes!

Mirantei a borboleta no jardim de Camões, na terruja a duas das da póvoa do Casal Médio de Cima mas engenho agora na classe ancha do Touquim, na terruja das babosas do país dos marcos, e acima de tudo sou António Forno pela Piação.

O meu engenho com a piação ao nível da classe ancha do Touquim começou no planeta ancho de 2001 e desde aí tenho jordado as gâmbias ao engenho para não deixar a piação escadeirar e para a tirar do irmão do Quiqui. Eu penetro que já são muito teodorinhos os charales que ainda piam à modeia e penetram a piação; os terraiozinhos (os chararales do que há-de vir) já só dão ao badalo na piação do Camões, o que é muito didi para a piação.

Para mim a piação além de muito cópia é como uma herança de videira não só para o Ninhou como para todo o jardim de Camões e por isso tem de ser engenhada com detalhe.

Não devemos ter vergonha de dar ao badalo na piação porque ela não é ferro velho e não é mais didi que a piação do Camões. Fazia ardença uma do bandarra por sesta, por exemplo, a piar à modeia na classe do Touquim no Ninhou - talvez no que há-de vir!

Jordemo-nos então agora para fazer desta baiuca uma classe do Touquim da tece-tece para todos que queiram penetrar a piação. Jordo-vos a minha ajuda e a disponibilidade para ser a vossa Touquim com o que penetro.

Sou vila franca pelo engenho dos charales.
Fredericos de cópia maqueda e um cruzeiro a todos.

Vera Ferreira

Vera Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/11/2007
Localização : Munique, Alemanha

http://www.in-devir.com

Ir para o topo Ir para baixo

Paracópios pelo engenho! Empty Re: Paracópios pelo engenho!

Mensagem  Vera Ferreira Sáb 17 Nov - 16:36

Se não penetrarem o que gambiei na do pinto lopes, eu posso jordar a
zegrega para a piação do Camões e assim começamos a primeira da classe
do Touquim aqui nesta baiuca. Para isso precisamos de charales e
covanos que sejam antónio forno e queiram aprender a penetrar a piação
do Ninhou. Não têm de penetrar já cópio, podem até gambiar a do pinto lopes na piação do Camões. Esta baiuca, se a jordarmos copiamente, vai-nos ajudar a aprender a piação do Ninhou.

Cópio fim de sesta para os carranchanos
Vera Ferreira

Vera Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/11/2007
Localização : Munique, Alemanha

http://www.in-devir.com

Ir para o topo Ir para baixo

Paracópios pelo engenho! Empty oi

Mensagem  CuáCuá Dom 20 Abr - 3:12

eu nao sou de Minde, sou de Torres Novas ou se preferir , sou de "Santiago dos cavaleiros".
desde de "terraio" que ouço falar na piaçao do ninhou.Existia la por casa um dicionario pequenito de capas azuis.que se acabou por de perder. Nao mais encontrei nenhum igual
hoje fui dar um giro por A Do Dom Fuas e lembrei-me no regresso de passar por um livraria que existe no centro de Minde perto do "chave d'ouro" charal do ninhou
e perguntar por o dito dicionario ou um semelhante, infelizmente estava esgotado mas.... a senhora disse-me prontamente onde poderia comprar um dirigi-me entao a uma associaçao chamada de CAORG centro de artes e oficios Roque Gameiro e arranjei uma copia da ediçao de 2004 de seu nome Piação dos charales do ninhou
ja dei uma vista de olhos e relembrei algumas palavras que me foram ensinadas pelo meu pai( como era funcionario dos ctt tlp , passava muito tempo na zona de minde ) e de aprender algumas novas....
promento que da proxima vez vou tentar escrever na piaçao do ninhou
desejo-vos muitas felicidades e um grande bem haja deste "antonio forno" pela Serra D'Aire e por tudo o que lhe diz respeito
Jorge Lopes
Santiago Dos Cavaleiros

CuáCuá

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Paracópios pelo engenho! Empty Re: Paracópios pelo engenho!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos